Diariamente ficamos sabendo de alguma atividade humana repaginada, quando não extinta, por essas duas letrinhas, que aos poucos também vão entrando em nossas casas.
Um exemplo inegável disto envolve os sistemas de ar-condicionado, como convém a uma época de temperaturas acima da média em boa parte do ano.
Apenas no mês de dezembro, mais de uma marca de condicionadores de ar do tipo split lançaram modelos nos quais a IA é dotada de Learning Machine, aquela ferramenta inteligente capaz de aprender, inclusive com os humanos e suas reações.
Neste caso específico, o aprendizado consiste em saber de que forma os usuários preferem o clima interno, mediante diferentes horários, temperaturas e até mesmo o nível de ocupação dos cômodos da casa.
A Samsung, por exemplo, reuniu a imprensa em São Paulo para comunicar essa nova propriedade do WindFree, seu split lançado há 7 anos, com a pioneira opção de não lançar jatos de ar diretamente sobre as pessoas, já que muitos preferem a incidência indireta desse fluxo.
Em sua nova versão com Inteligência Artificial, o modelo agora tem mais diferenciais ainda, e eles vão além de aprender as preferências individuais dos usuários, pois o “WindFree AI” também compara a temperatura interna com a externa, ao escolher o modo de operação e a temperatura com que vai funcionar.
E tudo isso gastando menos energia, pois a fabricante estima uma economia de até 77%, em comparação com as gerações anteriores, que não levavam em conta tantas variáveis de controle, agora assumidas pela IA.
Ao mesmo tempo em que um condicionador de ar como este ajuda a superar uma das consequências do aquecimento global – pelo menos no que se refere ao conforto térmico em ambientes climatizados – ele colabora no combate à própria causa do problema.
Isso se deve ao fato de os novos modelos da Samsung utilizarem o fluido refrigerante R-32, ao invés do R-410A e R-22, hoje em fase de substituição em todo o mundo, em virtude do seu alto potencial de emanar calor para a atmosfera, caso vazem ao ser instalados ou passar por manutenção.
Na estrada
Falar em ônibus de viagem com ar-condicionado chega a ser redundância nos dias de hoje. Mas ter esse conforto nas estradas, sob a tutela da Inteligência Artificial, é mais um exemplo da velocidade com que a IA está caminhando, inclusive sobre quatro rodas em nosso país.
A conhecida fabricante de carrocerias Marcopolo também lançou recentemente um sistema inteligente para o seu segmento específico de atuação, com a finalidade de ampliar o conforto térmico dos passageiros sob o sol escaldante que tem feito Brasil afora.
Batizado DutoSmart, o sistema é compatível com todas as marcas de ar-condicionado e consegue manter uniforme a climatização no ônibus, pois a inteligência dele é usada para distribuir por igual o frescor desejável em todas as poltronas, esteja a pessoa na frente, no meio, ou sentada no chamado fundão.
