Sob medida para a imprevisibilidade dos termômetros hoje em dia, a Xiaomi, marca chinesa famosa no Brasil pelos seus smartphones, tem se esmerado em soluções radicais, voltadas ao conforto térmico nos ambientes.
Recentemente, mostramos aqui o aparelho deles que resfria o ar em menos de um minuto, uma vez acionado o botão start.
Agora, a indústria chinesa vai além apresentado, ainda na fase de pré-lançamento, um aparelho com a promessa de obedecer ao set point selecionado pelo cliente, mesmo que a temperatura do lado de fora esteja entre – 28C e 65ºC.
A ideia é mostrar o quanto o sistema batizado como Mijia Central Air Conditioner Pro é robusto. Por exemplo, o usuário pede a ele 23ºC e obtém exatamente isso, mesmo vivendo em cidades como São Paulo e Rio, onde a sensação térmica tem superado facilmente os 50°C a céu aberto.
Para atingir tais resultados, a Xiaomi ressalva não ter aberto mão de outras qualidades decisivas na hora de se comprar um aparelho de ar-condicionado, ou seja, baixo nível de ruído e consumo de energia razoável o suficiente para evitar que se passe frio ou calor por medo de altas contas.
Dentre os detalhes de projeto que permitiram tal performance, a empresa aponta design especial; suprimento de ar com cilindro duplo; compressor de reaquecimento e evaporadores e condensadores de três fileiras, assim como válvulas de expansão eletrônicas.
Outro ponto destacado pela indústria é a capacidade de o sistema se estender a até seis cômodos ou ambientes de uma residência ou escritório, utilizando apenas uma unidade condensadora, aquela que fica fora do imóvel.
A robustez do equipamento é ressaltada pela Xaiomi como ponto de honra do lançamento, embora admita que 100% da longa faixa de temperatura sob a qual ele funciona é alcançada a partir da quarta unidade interna (evaporadora) da obra.
Finalmente, as características funcionais que poderiam ser consideradas as cerejas do bolo estão a saída de ar com design 3D e sensores de radar duplos, dotadas de ondas milimétricas capazes de perceber a presença de pessoas para regular o consumo de energia em função disso.
