Ao invés do tradicional conjunto de torres altíssimas, com a energia gerada pelos ventos sendo levada aos usuários por linhas de transmissão, o futuro nessa área pode se tornar bem mais simples, em alguns casos.
Uma startup indiana lançou uma turbina com apenas 3 metros de diâmetro, dotada de uma capacidade surpreendente de geração eólica, e podendo ser instalada diretamente nos próprios imóveis.
Com o nome de Avatar, o equipamento chegou a ser reconhecido pela ONU, anos atrás, como uma das vinte alternativas mais interessantes de energia limpa.
De lá para cá, as experiências bem-sucedidas com a mini turbina se sucederam, havendo grande expectativa agora quanto ao seu lançamento em escala global, com a pressa reclamada pelas questões do ambiente.
Outro ponto que torna presumível o sucesso da nova tecnologia é seu preço, ao redor de R$ 5mil, mais barato portanto do que certos celulares largamente consumidos mundo afora.
Sua fabricante, a Avant Garde Innovations, indica a Avatar tanto para áreas urbanas quanto rurais, podendo gerar até 5 kW/h, a partir de ventos de apenas 5,5 m/s.
Além das famílias, pequenas empresas também estariam bem servidas por essas especificações para reduzir sensivelmente seu consumo mensal de energia elétrica.
A startup indiano ressalta ainda a robustez do seu produto, cuja vida útil prevista é de 20 anos, período em que pode funcionar com segurança, até mesmo em ambientes onde haja crianças e animais.
Ficha Técnica
- Design: fluxo axial multifásico e sem escova, garantindo eficiência e durabilidade
- Carga: potência nominal de 1kW e tensão ajustável (24V / 48V / 230V)
- Ruído: opera com menos de 10% do som do próprio vento
- Capacidade: ventos em qualquer direção de até 60 metros por segundo
- Espaço: ocupa 1 terço da área necessária para painéis solares
- Iluminação:Lâminas visíveis de dia e brilhantes à noite, para evitar a colisão de aves
Fonte: Avant Garde Innovations